Projetos e Experiências

Feira Internacional do Livro
30 de novembro a 8 de dezembro de 2024
Guadalajara - México

A 38ª edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) reafirmou seu papel como um dos maiores eventos literários do mundo. Realizada na icônica Expo Guadalajara, a FIL 2024 bateu recordes de público e consolidação no cenário cultural internacional.

Com um total de 907.300 visitantes, superando a marca de 857 mil alcançada em 2023, a feira trouxe um incremento significativo tanto em participação quanto em vendas, que aumentaram 35% segundo as editoras participantes. A FIL deste ano se destacou pelo amplo diálogo entre leitores, escritores e profissionais do setor, reafirmando seu caráter de ponto de encontro internacional para a indústria editorial.

Como país homenageado, a Espanha trouxe uma programação diversa e rica, representando seu vasto legado cultural e literário. Com o lema “Um diálogo entre passado e presente”, escritores espanhóis renomados participaram de 632 apresentações de livros e painéis que promoveram o encontro de diferentes perspectivas literárias. O espaço dedicado à Espanha também contou com exibições culturais e uma homenagem especial à literatura mediterrânea, criando uma conexão única com o público mexicano.

A participação do Brasil, organizada pelo programa Brazilian Publishers em parceria com a ApexBrasil e o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi novamente um destaque. Entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, autores e editoras brasileiras apresentaram ao mundo o potencial criativo da literatura nacional.

Autores como Lucrecia Zappi, Alexandre Alliatti, Mariana Salomão Carrara e Rita Maria Carelli participaram de sessões de autógrafos e debates, enquanto a Jabuteca, com livros vencedores do Prêmio Jabuti, atraiu centenas de visitantes ao estande brasileiro. Atividades como a "Caipirinha Hour" fortaleceram os laços culturais e comerciais entre o Brasil e o mercado editorial internacional.

Encerrando com chave de ouro, a FIL 2024 passou o bastão para Barcelona, que será a cidade homenageada em 2025. Com a promessa de trazer sua "luz mediterrânea e criatividade incomparável", a capital catalã prepara-se para encantar os visitantes na próxima edição.

Friedrich-Alexander University
Março a Agosto de 2024
Erlangen - Alemanha

Durante o primeiro semestre de 2024, foi realizado um intercâmbio acadêmico na Friedrich-Alexander University (FAU), na Alemanha, como parte do programa de mestrado em Relações Econômicas Internacionais e Cooperação pela Universidad de Guadalajara (UDG). Este intercâmbio foi realizado dentro do âmbito do vínculo acadêmico entre o MREIC AL-UE e o mestrado em Development Economics and International Studies (DEIS) da FAU.

Ao longo desse período, foram cursadas disciplinas que complementaram e ampliaram a minha formação em economia internacional e desenvolvimento sustentável. Os cursos Business & Society in Latin America e Sustainable Business Development at Siemens proporcionaram uma visão crítica sobre as interações entre empresas e sociedade na América Latina e no contexto global, com foco em práticas empresariais sustentáveis. A disciplina International Monetary Economics proporcionou mais conhecimentos sobre as dinâmicas das economias internacionais e seus impactos nas políticas monetárias.

Além disso, também houve vínculos em cursos avançados como Development Economics e Research Methods, onde foram desenvolvidas habilidades em análise empírica utilizando métodos experimentais e estatísticos, com especial ênfase no software Stata. Estas habilidades são essenciais para a avaliação de políticas de desenvolvimento e a formulação de estratégias eficazes de cooperação internacional.

Complementando a formação acadêmica, foi realizado o curso intensivo de alemão, que aprimorou minhas competências linguísticas e facilitou minha imersão na cultura alemã.

Esta experiência na FAU foi decisiva para consolidar minha expertise em relações econômicas internacionais, oferecendo uma perspectiva europeia e global que enriqueceu meu entendimento dos desafios e oportunidades no campo da cooperação para o desenvolvimento.

Feira Internacional do Livro
De 23 de abril a 13 de maio de 2024
Buenos Aires - Argentina

A Feira Internacional do Livro de Buenos Aires de 2024, que foi a 48ª edição do evento, encerrou-se em 13 de maio, atraindo 1.126.000 visitantes ao longo de 19 dias. 

O evento continua sendo um dos principais acontecimentos culturais da Argentina e da América Latina, oferecendo uma vasta programação cultural com 665 eventos em salas, 532 em espaços da Fundación El Libro e 414 em estandes.

A participação brasileira na feira foi significativa, com uma presença robusta tanto de editoras quanto de autores. Representantes de editoras como Panda Books, Edusp, Callis, Mil Caramiolas, AllBook e Global Editora marcaram presença, acompanhados por Ana Claudia Paiva, analista de relações internacionais do Brazilian Publishers. 

O estande brasileiro, organizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, serviu como ponto de encontro para editoras e profissionais de toda a América Latina e também como palco para a divulgação do catálogo de direitos autorais do Brazilian Publishers em espanhol.

Além disso, a Embaixada do Brasil na Argentina em conjunto com o Instituto Guimarães Rosa, através do projeto Destinação Brasil, promoveu a participação de uma comitiva composta por sete autores brasileiros: Andrea del Fuego, Luiza Romão, Leonardo Valente, Sérgio Rodrigues, Michel Laub, Jean Candido Brasileiro e Gilberto Schwartzmann . Esses autores participaram de diversas atividades e lançamentos, contribuindo para a promoção da literatura brasileira no evento.

Também se destacaram no evento as apresentações do Chef Robertinho, que proporcionou uma imersão na culinária brasileira, e do músico Lucas Soledade, que comandou o show no estande brasileiro com sua marcante voz e presença no dia 12. 

Feira Internacional do Livro Infantil
08 a 11 de abril de 2024
Bolonha- Itália

A participação brasileira na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, uma das maiores feiras literárias do mundo dedicada ao segmento infantojuvenil, foi marcada por uma presença significativa e atividades diversas.

A delegação brasileira, composta por 23 editoras, participou do evento em colaboração com o projeto Brazilian Publishers, uma iniciativa de internacionalização da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a ApexBrasil e apoio do Ministério das Relações Exteriores. O estande brasileiro sediou uma série de eventos, incluindo café da manhã e rodadas de negócios no primeiro dia, seguidos pela tradicional Caipirinha Hour no segundo dia, proporcionando oportunidades de networking e mostrando um pouco da cultura brasileira aos participantes internacionais.

Além das editoras, a presença brasileira contou com representantes institucionais importantes, como Sevani Matos, presidente da CBL; Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA) e diretora da CBL; Rayanna Pereira, coordenadora do programa de internacionalização; os escritores Jacques Fux e Daniel Munduruku; e Elizabeth Serra, secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Destaque também para o reconhecimento do ilustrador brasileiro Henrique Moreira, que foi premiado com o 14º Prêmio Internacional de Ilustração na Feira de Bolonha.

A participação brasileira na feira foi uma oportunidade importante para as editoras brasileiras estabelecerem contatos, promoverem seus livros e mostrarem a diversidade e qualidade da literatura infantojuvenil do Brasil ao mercado internacional.

Winter School - Childhood Obesity Prevention and Health Promotion
De 02 a 10 de março de 2024
Guadalajara e Puerto Vallarta - México

Esse encontro, parte integrante do projeto "Uma Abordagem Multidisciplinar para a Prevenção da Obesidade Infantil no México" (MACOP-MX), consolidou esforços de várias instituições acadêmicas, incluindo a Universidade de Göttingen, Universidad de Guadalajara e Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca, com o apoio do DAAD, e representou um marco significativo no contexto da pesquisa sobre a obesidade infantil no México..

O Winter School seguiu os passos da bem-sucedida Escola de Verão de 2023, realizada em Göttingen, na Alemanha, que reuniu participantes de 10 nações, incluindo representantes de 6 estados mexicanos. Este evento prévio foi uma oportunidade crucial para explorar os desafios e oportunidades relacionados à obesidade infantil no México, além de estabelecer uma plataforma para a troca de conhecimentos e métodos de pesquisa.

O Winter School proporcionou, assim, um ambiente propício para o intercâmbio de ideias, o fortalecimento de colaborações e a consolidação de esforços para enfrentar um dos desafios de saúde pública mais prementes do México. Este evento não apenas impulsionou a pesquisa sobre obesidade infantil, mas também fortaleceu os laços entre as instituições participantes, abrindo caminho para futuras iniciativas e ações conjuntas neste importante campo de estudo e intervenção.

Apresentação dos projetos de pesquisa

Durante o Winter School de 2024, os participantes se dedicaram a aprofundar suas pesquisas e colaborações interdisciplinares iniciadas durante a Escola de Verão. Uma parte central do programa foi a apresentação dos resultados dos grupos de pesquisa. Ao longo de quase um ano, cinco grupos pesquisaram de maneira transdisciplinar os fatores humanos, sociais e econômicos que impactam sobre os níveis de obesidade no México. Um dos projetos apresentados foi o "Desafios e Projeções nos Estudos sobre Intervenções na Infância no México: implicações para a pesquisa sobre a obesidade infantil", que analisou os fatores a nível regional e nacional.

Esta pesquisa representou não apenas a culminação do trabalho de investigação, mas também uma contribuição valiosa para a compreensão e abordagem da obesidade infantil no México. Ao compartilhar os resultados dessa pesquisa, os participantes não apenas fortaleceram o corpo de conhecimento sobre o assunto, mas também delinearam futuras direções para intervenções e estudos subsequentes.

50ª Conferência da Eastern Economics Association
De 29 de fevereiro a 3 de março de 2024
Boston - Estados Unidos

Este evento anual reuniu economistas, acadêmicos e profissionais para discutir e apresentar pesquisas em uma variedade de tópicos econômicos. Com sessões de painéis, apresentações de pôsteres e palestras de especialistas, a conferência ofereceu uma plataforma para o intercâmbio de ideias e a disseminação de conhecimento econômico de ponta.

Foi uma grande oportunidade de discutir os diferentes desafios econômicos que enfrentamos globalmente, como as muitas consequências dos conflitos armados, das mudanças climáticas, do aumento dos níveis de desigualdade de renda e muitos outros. Este panorama econômico nos força a repensar ideias fundamentais e opções políticas para promover um crescimento sustentável e ecologicamente correto que reduza as desigualdades. Junte-se a nós para discutir como enfrentar esses desafios e quais são as alternativas oferecidas pelo novo pensamento econômico.

No dia 01 de março, no painel  Economia da América Latina, foi apresentado os resultados prévios da pesquisa "Envelhecimento, desenvolvimento e cooperação: perspectivas e desafios para América Latina e o Caribe - 2025-2050". Esta investigação busca dentre outras coisas fomentar o debate da utilização de processos de Cooperação Regional para a mitigação de aspectos negativos sobre o desenvolvimento da América Latina e do Caribe.

Feira Internacional do Livro
25 de Novembro a 03 de Dezembro de 2023
Guadalajara - México

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2023 (FIL) emergiu como um ponto culminante no cenário literário global, celebrando a diversidade cultural e destacando a União Europeia como Convidada de Honra. Ao longo de nove dias, o evento proporcionou um ambiente vibrante para a troca de ideias, experiências literárias e negócios editoriais.

A União Europeia, representada por mais de 600 escritores de 27 países, deslumbrou os visitantes com uma riqueza de perspectivas e narrativas. O programa diversificado incluiu mais de 400 apresentações de livros, oferecendo aos participantes a chance de explorar uma ampla variedade de gêneros e estilos literários.

Destacando-se no coração da FIL 2023 estava o "Espaço Europeu", uma colaboração entre a FIL Guadalajara e as representações culturais da União Europeia. Esse espaço proporcionou diálogos profundos entre autores europeus e o público mexicano, enriquecendo a compreensão mútua por meio das palavras e das histórias compartilhadas.

Um dos pontos altos da FIL foi o "Destinação Brasil", um espaço dedicado a destacar a vibrante cena literária brasileira. Através de parcerias entre a FIL, a Embaixada do Brasil e a Câmara Brasileira do Livro, autores brasileiros foram convidados a debater temas relacionados às suas obras e ao contexto cultural em que estão inseridas. Além disso, o estande do Brasil apresentou quatro livros de autores brasileiros, recentemente traduzidos para o espanhol, que estavam sendo lançados na feira, ampliando assim o alcance e o impacto da literatura brasileira no cenário internacional.

XII Conferência REDLAS
De 08 a 09 de novembro de 2023
Cidade do México - México

A XII Conferência da Rede Latino-Americana e do Caribe para Pesquisa em Serviços - REDLAS ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro de 2023 na Cidade do México. Sob o tema "Integração regional em serviços", este evento reuniu acadêmicos, funcionários públicos e profissionais interessados no estudo e formulação de políticas públicas relacionadas com o desenvolvimento dos serviços e seu potencial exportador na América Latina e no Caribe (ALC).

A conferência contou com um programa diversificado que incluiu painéis com especialistas dos setores público, privado e acadêmico, bem como a apresentação de trabalhos selecionados. Os temas discutidos giraram em torno de quatro eixos principais:

1. Avanços e obstáculos para a integração (sub)regional em serviços.

2. Cadeias regionais de valor.

3. A contribuição do comércio regional de serviços para o desenvolvimento sustentável.

4. O comércio eletrônico como impulsionador da integração regional.

Cada um desses eixos foi abordado em sessões específicas, onde foram analisados aspectos como tendências gerais, barreiras regulatórias, cadeias regionais de serviços, comércio eletrônico transfronteiriço, entre outros. Foram apresentados estudos de caso, experiências nacionais e regionais, bem como discussões sobre os desafios e oportunidades enfrentados pela região em relação aos serviços.

Os painéis que se destacaram foram aqueles que se concentraram na integração regional em serviços modernos, nas oportunidades dos acordos comerciais e na realocação para os serviços modernos, na contribuição dos serviços modernos para o desenvolvimento sustentável e no comércio eletrônico como impulsionador da integração regional. Em cada um desses painéis, foram identificadas condições necessárias para aproveitar o potencial dos serviços na região, bem como soluções para superar obstáculos específicos.

XXXVI Congresso  da Associação Mexicana de Estudos Internacionais (AMEI)

20 de Outubro de 2023
Mérida - México

"Sobreposição de crises internacionais: uma guerra no final de uma pandemia"

Diante do fato inquestionável de que os dados econômicos de 2022 revelaram um deterioramento da situação devido a causas como a COVID-19 e que desafios globais entre conflitos e condições climáticas adversas continuaram a se acumular, uma guerra entre Rússia e Ucrânia eclodiu, justamente em um período em que mais de 800 milhões de pessoas sofrem de fome e três bilhões de pessoas não têm nenhuma possibilidade de acesso a dietas minimamente nutritivas.

Ainda hoje, as novas variantes da COVID-19 e as consequências para a segurança alimentar da guerra na Ucrânia ameaçam a população mundial como um todo. O impacto final tem evidenciado a desigualdade na resiliência dos países e a profunda disparidade sistêmica em sociedades onde os grupos mais vulneráveis, como mulheres, jovens e trabalhadores em situação irregular, lutam simplesmente para garantir uma renda mínima para sobreviver.

A tudo isso se soma a relação direta entre os preços de energia e os alimentos, bem como os custos crescentes no transporte, que encarecem os preços em várias etapas da cadeia agroalimentar, levando muitos países a uma inflação maior e persistente, especialmente nos itens básicos, tornando até mesmo os itens essenciais fora do alcance de muitos lares.

XXXVI Congresso  da Associação Mexicana de Estudos Internacionais (AMEI)

19 de Outubro de 2023
Mérida - México

"Cooperação e mercado internacional em um mundo globalizado: dinâmicas e desafios do cenário nas décadas de 2020 e 2030"

O mundo continua em constante evolução e em um processo não linear de mudança. As décadas de 2020 e 2030 terão um papel importante, considerando o espaço de tempo relevante para as decisões que manterão o planeta funcional e sustentável a longo prazo.

Considerando esse cenário, analisar a cooperação internacional e os fluxos do mercado internacional, em termos de produtos específicos, torna-se fundamental para estabelecer pontes que levarão a caminhos mais estáveis para a humanidade.

Como a cooperação técnica pode apoiar a medição da pegada hídrica? Como a migração pode ser mais segura se considerarmos a cooperação triangular? A produção de cacau e de produtos endêmicos pode ser mais relevante para o crescimento dos países latinos? As mudanças demográficas podem afetar as decisões de política pública? Como esses temas derivam das relações econômicas internacionais?

Nesta conferência, nossos pesquisadores falaram sobre como é possível conectar todos esses temas dentro dos processos de pesquisa e como o mundo pode ser transformado em um período de tempo tão curto.

Congresso Estado e Economia

04 a 06 de Outubro de  2023
Belo Horizonte - Brasil

No dia 05 de Outubro de 2023 a Constituição Brasileira completou 35 anos desde a sua promulgação e ainda há muitos desafios a serem enfrentados no que diz respeito a assegurar os direitos sociais, humanos e econômicos ali planteados.

Neste contexto, entre os dias 04 e 06 de Outubro, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais recebeu o III Encontro Nacional do Conapres, em parceria com o Grupo de Estudos em Economia comparada. O encontro propôs um debate interessante sobre a conexão entre o Direito e a Economia para a construção de políticas públicas.

No dia 05, dia de apresentação dos grupos de trabalho, foi apresentado os resultados prévios da pesquisa "Envelhecimento, desenvolvimento e cooperação: perspectivas e desafios para América Latina e o Caribe - 2025-2050". Esta investigação, realizada no marco do Mestrado em Relações Economicas e Cooperação da Universidade de Guadalajara, busca dentre outras coisas fomentar o debate da utilização de processos de Cooperação Regional para a mitigação de aspectos negativos sobre o desenvolvimento da América Latina e do Caribe.

Considerar aspectos como o envelhecimento da sua população; as características inerentes aos seu desenvolvimento econômico, social, humano e sustentável; e a sua posição de liderança regional é sem dúvidas um passo mais em direção ao aumento da qualidade de vida no Brasil.

Summer School - The Economics of Science and Innovation

10 a 14 de Julho de 2023
Barcelona - Espanha

Universität de Barcelona

O Summer School "The Economics of Science and Innovation", realizado na School of Economics da Universidade de Barcelona, na Espanha, ofereceu uma visão abrangente sobre como a ciência e a inovação impulsionam o crescimento econômico. Liderado por especialistas renomados, o curso abordou tópicos como propriedade intelectual, conhecimento científico e políticas de inovação. Além disso, os participantes exploraram as implicações práticas desses conceitos, incluindo sua aplicação no mercado de trabalho e na formulação de políticas. Este programa ofereceu uma oportunidade valiosa para estudantes de mestrado e doutorado, bem como profissionais interessados em expandir seu conhecimento na área.

Summer School - Childhood Obesity Prevention and Health Promotion

07 a 15 de Junho de 2023
Göttingen - Alemanha

Georg-August-Universität Göttingen

"Uma Abordagem Multidisciplinar para a Prevenção da Obesidade Infantil no México" (MACOP-MX) é um projeto cooperativo entre a Universidade de Göttingen, Universidad de Guadalajara e Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca, apoiado pelo DAAD. A escola de verão de 2023 foi realizada em Göttingen, na Alemanha, e uniu 10 nações, incluindo 6 estados mexicanos. A escola de verão deste ano foi uma grande oportunidade de aproximação aos problemas e possibilidades decorrentes do debate sobre a obesidade infantil no México e foi também um espaço para a troca de informações e de aprendizagem de métodos de pesquisa. Nossos estudantes agora começarão a trabalhar em seus próprios projetos de pesquisa nas equipes interdisciplinares que foram formadas durante a escola de verão. Os resultados serão apresentados em nossa escola de inverno conjunta MACOP-MX em março de 2024 em Guadalajara.

Feira Internacional do Livro
18 de abril a  2 de maio de 2023
Bogotá - Colômbia

A Feira Internacional do Livro de Bogotá 2023 (FILBo) foi um sucesso, com uma participação total de mais de 600.000 pessoas. Durante os 15 dias da feira, a programação cultural atraiu 210.000 visitantes, consolidando a recuperação do setor editorial colombiano, que teve um crescimento de 32,9% em suas vendas em 2022 em comparação com 2021. Além disso, o Salão Internacional de Negócios registrou 701 reuniões com expectativas de negócios superiores a US$4,68 milhões.

A edição 35 da FILBo contou com a participação de 500 autores, 550 expositores, e teve o México como País Convidado de Honra e Cali como Cidade Convidada. O número de participantes superou em 16% o registrado em 2022, marcando um marco e recuperando os níveis de participação anteriores à pandemia. 

Uma vez mais o evento contou com a participação destacada da Embaixada do Brasil e da Câmara Brasileira do Livro que, mais além do trabalho de interculturalidade exercido, também contou com a presença de autoras e autores, músicos e professores de português, bem como editoriais e grandes rodas de negócios.

Foi feito também o anúncio de que o Brasil será o Convidado de Honra  na FILBo 2024.

Feira Internacional do Livro
26 de Novembro a 04 de Dezembro de 2022
Guadalajara - México

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2022 (FIL) foi especial por ser a primeira em grande escala depois do período mais intenso da pandemia. Sharjah e a cultura árabe foram os convidados de honra deste ano e puderam apresentar não somente a sua literatura, como também propuseram diálogos, conferências, cursos e uma exposição no Museo de las Artes da Universidad de Guadalajara

Em seu programa, a Feira contemplou mais de 600 escritores de 45 países e 18 línguas diferentes. Foram realizadas também mais de 420 apresentações de livros e, com relação ao ambito dos negócios e dos editoriais, a FIL recebeu mais de 12 mil profissionais de todo o mundo.

Na espaço "Destinação Brasil", organizado em conjunto pela FIL, pela Embaixada do Brasil e pela Câmara Brasileira do Livro, foram recebidos autoras e os autores brasileiros para debater os assuntos inerentes as suas obras e também sobre o contexto em que elas estão inseridas.

A União Europeia será a Convidada de Honra da próxima edição da FIL, em 2023.

LinkedIn Link Email Link Link